Pedro e Maria são colonos do interior e tem 4 filhos. Um é rapaz e se chama joão, respondendo pelo apelido de " cabeça de bagre"; A filha está barriguda, fazendo pouco que casou no mato; O terceiro filho, Maluco de tanto tomar cachaça, é lucas, conhecido por "Gambá"; outro filho é "Chico da bodega".
Pedro precisou ir à a cidade porque estáva com o coração acelerado e com feridas. Na cidade, precisou ver a médica e também fazer as compras do mês, antes que ficasse noite, pois no dia seguinte teria trabalho pesado.
Antes de sair, Pedro disse para mulher: Chinoca! Prepara o café da manhã porque estou apressado.
De café da manhã pedro comeu carne com legumes, fritas, amendoim, biscoito, mocotó, rapa de arroz, arroz de leite, suco grosso com farinha, mamão, abóbora madura, e mandioca.
Muito apressado, tonto, pertubado e sujo. Pedro pegou o gongo gomado pela mulher, a lista, um pouco de farinha e a grana, colocou tudo numa bolsa e com angústia partiu rumo a cidade.
Pedro andou obsevando tudo na estrada e no meio do caminho vi uma negrinha numa cabana, fazendo uma lebre na cozinha. ao chegar perto, a negrinha disse:
- Encosta aqui e venha comer enquanto eu vou ali jogar no mato a massa da mandioca. Pedro que ja tinha comido muito em casa, agradeceu a negrinha e continuou a viajem, tomando cachaça pelo caminho. Quando chegou a cidade, estava numa angústia só e fo parar no cemitério a procura da médica. La chorou muito. Sem conseguir sair da li Pedro durmiu como estava no outro dia, ao perceber que estava num cemitério, sai apressado rumo a venda para fazer o rancho, depois foi ao posto ver a médica e por fim ao sítio do seu irmão ao chegar ao sítio uma vizinha contou que seu irmão tinha morrido e que o velório fora na semana passada e que aquele dia era dia de visita no cemitério. Pedro saiu meio tonto do rancho, mas não quis ver seu irmão, ja que tinha passado a noite bem perto dele, deu-se por satisfesto.
Voltando à cidade pedro tratou de comprar o que faltava: o uniforme para o "cabeça de bagre" ir para a escola ao chegar em casa, sua mulher Maria, muito pertubada, disse: Puxa ! Por onde andavas tchê ? Nossa guria deu cria, e a cria ta com tetano. Pedro, chatiado, quis tirar a flauda para ver se era guri ou guria, sem dar ouvido à mulher Maria, muito macha e guacha, disse para Pedro deixar de frescura e voltar correndo para a cidade:
- Vamos, homem! não ta vendo que a cria precisa da médica. Vá, logo para a cidade de novo e traga a médica para examinar a criaturinha. Alá puxa tchê que homem mole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário